terça-feira, 9 de outubro de 2018

Sobre Falácias: I- Falácia do Espantalho


Falácia: "um raciocínio errado com aparência de verdadeiro". Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na tentativa de provar eficazmente o que alega”). Este conhecimento qualquer um acha no Google, mas parece que tem que escancarar aqui:
1.Falácia do Espantalho- Consiste em criar ideias reprováveis ou fracas, atribuindo-as à posição oposta.
Ex.:
1.   Deveríamos abolir todas as armas do mundo porque elas causam guerras. Só assim haveria paz verdadeira. Meu adversário que é a favor do porte de armas alimenta a guerra e a morte, por isso não quer a paz. (quem odeia a guerra odiará o candidato que é a favor do porte de armas)

2.   Meu adversário não é favorável ao aborto. Mulheres morrem abortando todos os dias, por isso meu adversário é a favor da morte das mulheres. (Quem odeia a morte de mulheres odiará a pessoa que não é favorável ao aborto )
Ou seja, o  outro é convertido num monstro, num espantalho, uma figura fácil de odiar e na qual todos querem bater visto que sua maldade foi "comprovada". É dessa forma que se faz uma pessoa odiar alguém ou alguma coisa, basta associá-los a outra pessoa ou coisa que todos odeiam. Leva-se a pessoa a odiar o outro por associação.
Quem diria, que tem amiguinhos que repudiam o ódio e ao mesmo tempo o usam para validar argumentos falsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário