sexta-feira, 24 de julho de 2015

Erros cometidos pelo estudante

Não sou nenhum especialista nem nada no assunto, sou um simples adolescente , mas acredito que existem fatos que qualquer um pode enxergar se analisar bem as situações , e é isto que fiz após ver alguns vídeos no youtube e refletir um pouco . Espero que entendam meus pontos sobre o aluno de hoje que estão listados abaixo :

1-  Supervalorizar a nota .

O estudante ao se preocupar por demasiado com as notas que lhe são atribuídas esquece o real sentido da escola ,que é aprender,- e a escola não ajuda muito ao passar a impressão de que são os testes que importam – ele estuda para os mesmos e depois de passados esquece  o assunto. Quando  tira notas altas torna-se desleixado com os estudos  por se julgar sabedor do assunto , além de haver a possibilidade de ficar desmotivado ao receber notas ruins.Tudo isso ocorre mesmo quando sabemos que uma nota, um número ,não pode dizer o quão bom você é em tal matéria , é uma ilusão ! Já que sabemos que se pode chutar as questões e acertar grande parte sem ter conhecimento, bem como aquele que se preparou arduamente pode ter um ataque de nervosismo e mesmo sabendo de muito não fazer nada! Ou seja , não se deixe atribuir valor, só você sabe sua situação.

2- Desprezo aos  erros.

É comum ver o erro como algo ruim , mas no processo de aprendizagem ele é fundamental.Por muitas vezes o estudante passa por  cima do erro sem compreendê-lo , por que isso ocorre? Creio eu que é pelo fato dele ter estudado somente para ganhar nota!(o que retoma o item anterior) , sendo que quando a recebe abandona o erro(questão incorreta)  e segue para o próximo assunto sem entender o anterior .Por isso deve-se entender o primeiro item para prosseguir com este segundo. E por que se faz necessário errar? Por dois motivos : 1.Errando no momento da aprendizagem , acerta-se na hora de por em prática . Imagine um estudante  de medicina , se ele errou enquanto aprendia  na faculdade , salvará o paciente quando por em prática o que aprendeu ; 2. Com o erro é que se progride, já que o acerto é acomodação , não digo que não se deva acertar, pelo contrário, mas no que diz respeito a aprender algo novo o erro é importante, é trabalhando encima dele (estudando e fazendo mais exercícios) que você eleva seu conhecimento a   um nível superior   , ou seja, quanto mais você vencer desafios (acertar o que errava antes),mais complexo e fundamentado fica seu conhecimento , pratique!

3- Menosprezo à prática .

Simplesmente não há aprendizagem sem experiência, tem-se que praticar o que se aprendeu na teoria para inclusive comprovar-se  se realmente houve aprendizado, mas principalmente é da prática que se fixa o assunto e se detecta os erros cruciais para o aperfeiçoamento do mesmo. Bom exemplo disso é a matemática, de nada adianta  decorar fórmulas se você não sabe aplicá-las , para aprendê-la deve-se fazer muitos exercícios , adquirir experiência pela prática.

4- Responsabilidade somente nos professores.



Alunos pensam que só o professor detém das informações , mas cabe a você (todos nós somos estudantes da vida) a tarefa de entendê-las e interpretá-las! Não gosto da palavra “aluno” pois significa ausência de  luz , o que é mentira já que todos nós temos essa luz do conhecimento sobre algo. Com o advento da internet ,todos nós pudemos acessar conhecimento a um clique(como este blog), todos tem um pouco de conhecimento que deve ser compartilhado. Apesar de  sermos capazes de aprender por conta própria, o professor continua a ter sua importância como mediador de conhecimento,ele não conseguirá ensinar algo se o “aluno”(não tenho outro sinônimo) não quiser aprender! Além do mais, ele é responsável por muitos alunos e cada um com seu ritmo de aprendizado , sendo humanamente impossível atender a todos. Você tem que ir atrás de aprofundar o que foi apresentado em aula, acredite, num país onde a educação não é prioridade  é seu dever  garanti-la.
Pois bem, era isso que eu tinha para falar , qualquer questionamento ou item que você leitor acha que tá faltando manda aí nos comentários , terei o maior prazer em respondê-los !